terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tudo no seu tempo!

José chega ao consultório em busca de ajuda para o filho. Homem de carreira brilhante, orgulhoso da sua própria vida e sinceramente preocupado com o futuro do filho. O menino de 9 anos só quer jogar videogame, dá trabalho pra ir tomar banho, não vai se os pais não mandarem, fica brincando ou vendo TV. Quando vai andar de bicicleta, esquece da hora e às vezes da lição...

Lembrei-me da história contada por Clarice Lispector da menina “que observava tanto as galinhas que lhes conhecia a alma e os anseios íntimos”, cuidava delas com muito amor. Essa menina se incomodava com o cheiro que sentia debaixo das asas das galinhas, atribuía a problemas no fígado e tratava-as com remédios colocados bico a dentro, goela abaixo. Clarice comenta que queria curar as galinhas de serem galinhas. Diz ela: “A menina ainda não tinha entendido que os homens não podem ser curados de serem homens e as galinhas de serem galinhas .”

Fiquei pensando se José não estava querendo curar o filho de ser criança ...Deixar de gostar e de preferir brincar, andar de bicicleta, jogar videogame a estudar, a arrumar o quarto? Parar com facilidade uma brincadeira, um jogo, largar a bola pra ir tomar banho?

Curado não daria trabalho ...O pai poderia então dedicar-se ao seu importante trabalho profissional dia e noite, como aliás já fazia. “Que trabalhão isso de ter que ficar mandando! Todo dia a mesma coisa, não aprende. Acho que tem problema de compreensão ou de memória. Ou talvez de audição: Não tá escutando menino?”

Na verdade, trata-se de um problema de diferença de interesses, motivações e desejos...Isto é: “ eu gosto de brincar e quero brincar”.Interesse e desejo próprios da idade. “Vou parar de brincar para atender aos meus pais que estao mandando.”

Os pais precisam mesmo ter esse trabalho, é um controle externo enquanto a criança cresce. Ela aprende sim, mas aos poucos, durante a vida. Desenvolver essa autonomia precocemente é tão ruim quanto desenvolvê-la mais tarde.

Então a questão seria : Aos 9 anos as crianças devem ser totalmente autônomas, prescindir de instruções e controle externo dos pais ou estão na idade de querer brincar,brincar e brincar

O bom é que seja no seu tempo !

Leia mais

Leia também:Uma história de tanto amor –Clarice Lispector

Um comentário:

  1. olá,Maú!Muito lindo o conto da Clarice ,espero que todos leiam.E muito legais suas associações-especial/ qdo. vc fala da necessidade de controle externo e todo o resto também.Me lembrei da música (gracinha) do grupo Palavra Cantada que diz:"criança não trabalha,criança dá trabalho".tudo no seu tempo,como vc diz.bjos

    ResponderExcluir