Psicologia dos posts


Tudo no seu tempo!

O conceito de normalidade é polêmico, subjetivo e depende do contexto sócio-histórico. Isto é, o que é visto como normal ou patológico hoje pode não ter sido assim em outra época ou em outro grupo social. Segundo Michel Foucault em Doença mental e Psicologia:
“a doença só tem realidade e valor de doença no interior de uma cultura”
 Winnicott mostra que concorda quando, referindo-se ao conceito de “normal”ou “saudável”, afirma “nosso ponto de vista se modifica através das décadas de modo que uma afirmação que servia para os anos 40 pode ser inútil nos anos 60”.
Para a Psicanálise, o que distingue o normal do anormal é uma questão de grau e não de natureza, as mesmas estruturas de personalidade estão presentes em todos os indivíduos.
Dois aspectos precisam ser observados: o sofrimento psíquico e a desadaptação social.
No caso das crianças ainda tem-se o desenvolvimento de todas as funções que deve estar ocorrendo. Diz Winnicott(1989) “ saúde significa maturidade relativa à idade do indivíduo.” Ele considera que tanto o atraso nas aquisições do desenvolvimento quanto sua precocidade denotam situações não saudáveis.
Então a questão seria : Aos 9 anos, as crianças devem ser totalmente autônomas, prescindir de instruções e controle externo dos pais ou estão na idade de querer brincar?


Paris, te amo

Na Psicologia foi Winnicott quem estudou e deu atenção especial à relação mãe-bebê e sua importância na formação da pessoa. Em sua obra, descreve com detalhes o processo de amadurecimento do bebê e sua dependência dos cuidados da mãe.
Ao estado da mãe que busca compreender e nomear as necessidades e desejos de seu filho, Winnicott dá o nome de preocupação materna primária. Em determinado momento considera esse estado como uma devoção absoluta, na qual a mãe é que se adapta ao seu bebê.
A experiência da criança é a fala, o toque em seu corpo, o colo, o abraço. É sensorial mas especial porque carregado de significados e desejos da mãe.