terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia da Criança


Toda criança é um testemunho da eternidade, uma certeza da renovação da vida, portadora de um mistério....

Toda criança nasce com o direito de ser. Ofende o direito de ser, conceber a criança como apenas um projeto de pessoa, como alguma coisa que no futuro poderá adquirir a dignidade de um ser humano. Uma sociedade justa é aquela em que todas as crianças são tratadas como pessoas desde o seu nascimento, tendo a efetiva possibilidade de crescer e de viver como pessoas.

A criança é um ser racional, dotado de inteligência, podendo desenvolver essa faculdade desde que lhe seja assegurado o direito de pensar por si própria.

Todo ser humano é dotado de sensibilidade.... A criança tem o direito de ser tratada como um ser capaz de sentir e poderá experimentar grande sofrimento se essa característica não for respeitada e ao contrário, desenvolverá sua condição humana se for favorecida a expressão dos seus sentimentos.

O direito de querer significa a possibilidade de ter uma vontade livre. A criança deve ter o direito de querer, de manifestar sua própria vontade, sem medo e sem constrangimento.

Toda criança deve ter o direito de viajar pelo mundo do sobrenatural e de acreditar no impossível. Toda criança deve ter o direito de viver uma realidade que estimule os sonhos e de usar a matéria prima dos sonhos para fecundar a realidade.

Um mundo de crianças sonhadoras e felizes será a garantia de um mundo de paz.*


* Texto adaptado de "Os direitos da criança" de Dalmo de Abreu Dallari

Imagem:Tela de Ernesto Quissak Jr.




Nenhum comentário:

Postar um comentário